INICIATERS - THE REUNION

 


Os Iniciados da Chama pretende ser um grupo de debate em torno de variadas temáticas que têm como centro o estudo e o desenvolvimento da consciência. É constituído exclusivamente por 4 membros: Romano, UKW, Rompeschiena e Alnirus.
Iniciados da Chama é um termo retirado do livro do mesmo nome, atribuído a Manly P. Hall (1922).
Cada um dos personagens, com uma história e caminho próprios, acabaria convergindo em interesses, cada um na sua específica área de investigação: UKW na arte; Du na procura do amor; Rompeschiena na Alquimia, Alnirus na espiritualidade.
Cada um dos personagens marca um estágio de evolução da consciência: UKW, o primeiro, está dominado pelo mundo da arte, das suas problemáticas e incongruências. Romano representa o mundo da sensualidade. Rompeschiena o mundo invisível e simbólico da mente. Alnirus a espiritualidade e o triunfo da consciência, da totalidade sobre a dualidade, dos opostos. Todos os personagens sofrem uma transformação em si mesmos, abrindo a porta para o surgimento dos outros e, nalguns casos, metamorfoseando-se num outro. Ou seja, cada um dos personagens, em si mesmo, está em transformação. Como a própria consciência. O que nos leva a que cada personagem encerre em si próprio um estágio de crescimento da consciência.
Cada caminho tem as suas incongruências, as suas curvas e desvios, as suas bifurcações e cruzamentos. Cada estrada acaba por ser um confluir de variadas direções, vários percursos que se vão unindo, configurando a estrada principal.
Cada caminho seguido por um dos personagens, por cada um dos iniciados, vem solidificar o percurso principal.
A nossa posição é marcada pelo lugar onde estamos. Pelos quilómetros que percorremos, pelos marcos que foram ficando para trás.
Iniciaters é, especificamente, o cruzamento de quatro estradas diferentes, um ponto de encontro e de reflexão sobre o caminho que se seguirá.

O início: the reunion
A 6 Abril de 2020, pelas 7 horas da madrugada, Alnirus (aos 36 anos) ascende no mar infinito da consciência. A ascensão de Alnirus é associada à ascensão de Cristo, numa evocação das tradições religiosas da cristandade. No caso específico de Alnirus, esta ascensão é de caráter espiritual (aliás como a de Cristo, que ascendeu aos céus numa intensa luz). A ascensão é uma elevação a um estado superior da consciência, a passagem da escuridão para a luz, a passagem da ignorância para o conhecimento, da separação para a unidade ou totalidade. Neste sentido Cristo e Buda adquiriram a luz, a iluminação, o conhecimento, a união com a totalidade. E tal como Cristo que desaparece no firmamento, se desvanece no imenso mar da consciência cósmica, também Alnirus se funde com essa mesma consciência, parecendo desaparecido entre 6 de abril 2020 (data da suposta ascensão) e 7 Maio 2021, data do primeiro encontro dos Iniciaters.
Algumas horas antes (20h05 de 5 Abril), Rompeschiena, (na altura com 53 anos), na Falésia da Esperança, avista uma lua cheia vermelha no firmamento negro, que interpreta como um sinal da evolução da consciência da humanidade.
Romano, por seu lado, (com 39 anos) encontra, pela manhã desse dia (10h06), uma configuração estranha na areia de uma praia da ilha de Porto Santo, que interpreta como um sinal de evolução do amor universal na terra. Romano parte nesse dia para o Continente. Devido à pandemia de Covid 19 acaba retido em
Lisboa. Apenas em Janeiro chegará a Coimbra.
Alguns dias depois, a 22 abril 2020, no Lago do Esquecimento, UKW (já com 64 anos) vê no firmamento uma estrela em ascensão (22.20). Aquele fenómeno indica-lhe que algo muito importante aconteceu no universo. Alguns dias depois ruma à Vila Mística na esperança de encontrar alguma informação sobre o fenómeno.

Os sinais que levam UKW, Rompeschiena e Romano ao encontro de Alnirus, são uma espécie de chamamento do Universo para deslindar o passado e construir o futuro coletivo. Cada fenómeno tem um significado diferente e especial para cada um dos personagens. Esse significado está associado ao seu passado, à sua memória, constituindo como um alarme do universo (ou da consciência) para o início do verdadeiro caminho espiritual. A estrela para UKW, a Lua para Rompeschiena, a pedra preta para Romano, são signos universais do despertar: em UKW a estrela (artística) que nunca conseguiu ser; em Rompeschiena a Lua é a luz na escuridão que ilumina o caminho; a pedra preta, em Mister Du, a mágoa que persiste como a pegada deixada na areia.

Romano, UKW e Rompeschiena encontrariam Alnirus a 7 Maio.

 Haruto, o Historiador