PRIMEIRA INICIAÇÃO - 21-12-19

No processo do despertar do Alquimista, cada fase da sua transformação corresponde a uma iniciação. A iniciação ao Nigredo (a primeira) obriga a 7 sublimações (do corpo). A iniciação ao Albedo, 7 mistérios (da mente); a iniciação ao Rubedo, 7 iluminações (da Obra).
A iniciação é a forma através da qual a transformação se metamorfoseia ou se apresenta.

A primeira é realizada no solstício de Inverno (21 Dezembro), a segunda a 20 Maio (em pleno apogeu da Primavera) e a terceira em 20 Julho (em fase de crescimento do Verão). A Iniciação é um processo milenar que consiste na realização de um conjunto de rituais que conduzirão o iniciado na direção do verdadeiro caminho.
Qualquer iniciação implica um processo de transformação. A primeira iniciação alquímica é a sublimação do corpo material, à qual seguirá a da Mente e finalmente a da Obra.
Em Alnirus, temos, na Primeira Iniciação, uma identificação com a fase do Nigredo e as correspondentes Sublimações (do corpo). Na Segunda Iniciação, uma identificação com o Albedo e os Mistérios (da Mente). Na Terceira Iniciação, o Rubedo e a Iluminação (da Obra).

 
Como primeira abordagem em direção à tomada de consciência (do Artista Iniciado), ou Iluminação (Artística), temos a consciencialização do corpo, enquanto matéria do desejo.
A tomada de consciência deste problema, inicia-se com uma certa ansiedade, um certo mal-estar em relação à nossa prática no mundo. O nosso anseio, a nossa vontade de protagonismo, em vencer, que concretizamos através da prática artística.
No entanto, por vezes, despertamos violentamente e, sem sabermos muito bem porquê, e conseguimos ver para além da bruma... esse momento corresponde ao despertar.
Em ALNIRUS (cuja sigla do nome remete para as 3 fases do processo alquímico ALbedo NIgredo RUbedo) o seu processo evolutivo, será realizado através de 3 Iniciações, tendo-se realizado a primeira através da obra “Opus Vitalis”, realizada entre Dezembro de 2018 e Junho 2019. Esta obra envolveu sete sublimações, obtidas a partir da anterior, fulcro que constituirá a apresentação no solstício de dezembro.
A primeira iniciação envolve sete sublimações que têm como denominador comum a mortificação do corpo, o corpo como chama, como luz, o corpo que se sublima sob a ação da Lua. A luz que ilumina o corpo, que o desvenda nas suas ansias e escuridões, nos seus desejos e dores. O corpo que se auto-descobre mistério do pensamento, observador e observado, desejo desejado, dor e sofrimento. O corpo luz que se descobre parte sombra.